quarta-feira, 19 de outubro de 2011

JOTA 2011 - Parque Pedra Amarela


À semelhança do que acontece todos os anos, no terceiro fim de semana de Outubro, realizou-se entre 14 e 16 de Outubro, o JOTA-JOTI 2011.

Este ano o nosso Grupo, não podia deixar de participar e resolveu marcar presença 36 elementos, que se juntaram ao JOTA organizado pela Região de Lisboa e Vale do Tejo, que se realizou no Pedra Amarela - Campo Base, na serra de Sintra.

Durante os três dias, cerca de 650 escoteiros de 16 Grupos diferentes da Região estiveram juntos para celebrar esta actividade que decorre em paralelo em todo o Mundo, com Workshops, actividades Outdoor, Comunicação, Espírito de Equipa e Serviço Comunitário, convívio, e muitas outras actividades habituais em actividades organizadas pelos Escoteiros.

A Alcateia e a Tribo de Escoteiros estiveram ocupadas com vários Workshops e diversas actividades de serviço, que lhes permitiram um maior contacto com a natureza, dedicado a diferentes preocupações ambientais, como foi o caso da plantação de árvores, colocação de ninhos, limpeza de zonas de mato denso, etc.

Houve ainda tempo para a realização de alguns jogos de orientação, com diversas tarefas para cumprir.

Já os Exploradores e os Caminheiros estiveram envolvidos no Mega-Estratego, uma espécie de jogo de aproximação, onde a estratégia serve de base para conquistar as bases adversárias e roubar vidas às outras equipas.

Esta actividade decorreu numa área alargada da Serra de Sintra, em que quatro equipas mistas lutaram pela vitória num desafio non-stop de 24 horas.


De referir que esta foi mais uma actividade organizada pela Chefia Regional de Lisboa e Vale do Tejo, da qual faz parte o nosso Chefe de Grupo João Leandro, e que contou com a colaboração de outros dois dirigentes do nosso Grupo, o Carlos Dias na parte de logística e o Alfredo que foi o radioamador de serviço, que permitiu que se efectuassem as comunicações do JOTA, a partir do alto da torre de vigia, colocada no topo da Serra, com uma vista espectacular em todo o seu redor.





















O que é o JOTA-JOTI?

O JOTA-JOTI é uma actividade que ocorre todos os anos, em todo o mundo, nº 3º fim de semana de Outubro. Significa Jambore-On-The-Air e Jambore-On-The-Internet. Esta actividade começou por ser só JOTA, na qual, todos os anos, se estabelecia contacto através de radiofrequência, permitindo assim a partilha de experiências entre todos os escoteiros do mundo quando não acontecia o Jamboree Mundial (de 4 em 4 anos). Com o desenvolvimento da Internet, o contacto passou a realizar-se também por via electrónica, através de canais de chat no IRC. Desta forma, todos os anos, todos os escoteiros do Mundo se reunem virtualmente, aproveitando para realizar actividades nas suas localidades que tenham o mesmo siginificado sobre a importância da comunicação e do papel do Escotismo no Mundo. É por isso que todos os anos, há um tema que acompanha as actividades do JOTA-JOTI : Este ano, a WOSM definiu como tema a Paz, o Ambiente e Desastres Naturais.Aqui ficam algumas fotos, disponíveis no Facebook da Região de Lisboa e Vale do Tejo

FOTOS 1

FOTOS 2

FOTOS 3

Noticia - Geração C online



1 comentário:

Kikotas :) disse...

Lol :)

Muito fixe e muito dinâmico :)

Alfredo é fixe voltar a ver-te com o lenço ao pescoço mas a carinha na foto, ai ai ;)

A torre é brutal :D