História do Grupo 19


Nestas breves linhas não se pretende relatar um historial exaustivo da vida deste Grupo, mas tão somente algumas situações que contribuíram para o que é hoje o Grupo nº19 da Associação dos Escoteiros de Portugal sito na Pontinha.
Como qualquer movimento associativo que depende de "boas vontades”, tem ao longo da sua história momentos muito bons e momentos menos bons. O Grupo nº19 não fugiu à regra, lá foi também tendo os seus menos bons momentos.
Mas, sempre conscientes do seu poder de transformação, fomos fazendo a nossa história.

As Origens
O Escotismo despontou na Pontinha corria o ano de 1963. Durante esse ano foi criado na Pontinha uma secção do 2° Grupo da Ajuda. Esta era constituída pelo Escoteiro Chefe Pedro Lopes e pela Patrulha Lobo. Os Escoteiros desta Patrulha eram todos da Pontinha e as suas reuniões faziam-se num vão de escada na Rua A1to das
Oliveiras, no Bairro Dr. Mário Madeira.
Passado algum tempo, e porque a Calçada da Ajuda era muito longe, a Patrulha Lobo foi agregada a recém criada secção do Grupo nº2 na Amadora. Como uma só
Patrulha, devido ao seu crescimento, já não se enquadrava no espírito do pequeno Grupo (patrulha), houve necessidade de se criar uma outra que veio a chamar-se Pica-pau.
Meses depois, as duas Patrulhas mais uma vez, e seguindo o seu líder Pedro Lopes voltaram a mudar de “casa". Foram então para o Grupo nº5 que se situava na Calçada dos Barbadinhos, em Lisboa.
Nessa altura, foi cedido para local de reuniões na Pontinha uma antiga sapataria que se situava perto do posto da Polícia local. Nesse espaço de nova sede foi ganhando
forma a ideia, já antiga, de se formar o Grupo de Escoteiros da Pontinha.
Estava-se no final do ano de 1967 quando o então Pároco da Pontinha convidou o Chefe Pedro Lopes a transferir-se, com as duas Patrulhas de Escoteiros, para as instalações actuais dentro da Paróquia da Pontinha.
Menos de um ano bastou para que o Escotismo na Pontinha se tornasse uma realidade, no dia 23 de Abril de 1968.
A partir daí verificou-se grande adesão ao movimento e o Grupo da Pontinha dá resposta às solicitações das crianças e jovens, passando a existir as divisões que constituem um Grupo de Escoteiros: Alcateia, Tribo e Clã.
Será aqui oportuno lembrar os principais obreiros na fundação deste Grupo:
o Escoteiro Chefe Pedro Lopes; o então pároco da Pontinha: Padre Francisco; e a Exma Senhora Aurora a madrinha do Grupo, infelizmente os três já falecidos.

As Actividades
Foram muitas e incontáveis as actividades onde este Grupo esteve presente nestes 36 anos de vida, desde o primeiro acampamento na Paiã até hoje. Este Grupo é detentor de louvores, medalhas e menções honrosas, fruto de trabalho dos Escoteiros e Dirigentes que passaram por este Grupo.
A título meramente informativo lembramos algumas actividades, em que o papel dos Escoteiros e Dirigentes foi preponderante.
Um incêndio em Odivelas, onde os Escoteiros da Pontinha foram alvo de um louvor e de uma medalha de dedicação e bons serviços.
Quer nas primeiras, quer nas segundas cheias que ocorreram na Urmeira os Escoteiros tiveram um papel importante, pois além do apoio humanitário demos, aos desalojados, o nosso melhor carinho e solidariedade.

Mas não foi só nas actividades humanitárias que o Grupo 19 da Pontinha alcançou o prestígio de que hoje goza. Também nas actividades Escotistas temos marcado presença, não só como participantes, mas também ao nível da organização, fazendo parte das diversas Equipas Nacionais e Regionais.

São exemplos os vários Acampamentos Nacionais e Regionais que se têm realizado ao longo destes anos, onde a maioria das vezes o Grupo nº 19 saiu agraciado com um ou mais prémios.

Actividades de Grupo
Além das actividades Escotistas o Grupo n.º 19 tem estado nos últimos anos empenhado em conhecer o país real que somos e dar a conhecer o Município a que pertencemos, tendo realizado Acampamentos de Grupo em vários Concelhos. Destacamos o de Castelo de Vide (1990) onde o ponto mais alto foi sem dúvida a visita que a Câmara Municipal de Castelo de Vide proporcionou a Valência D' Alcântara, em Espanha, onde o Grupo foi recebido pelo Alcaide, no Salão Nobre do Ayuntamento. No ano seguinte o Grupo foi a Oliveira do Hospital onde também foram vividos grandes momentos. Outros se seguiram de Norte a Sul e de Este a Oeste, onde podemos referir, Vila Nova do Ceira (1992 e 1993), Foz do Arouce (1994), Vila Nova de Mil Fontes (1995), Sesimbra (1996), Madeira (1997), Almeirim (1998), Dunas de S. Jacinto (1999), Idanha-a-Nova (2000), Gerês (2001), Tomar (2001), Serra d’Aire e Candeeiros (2002),Viana do Castelo (2003) e Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa) no ano passado.

Actividades Internacionais
Mas não é só a nível Nacional que o Grupo n.º 19 tem marcado presença, também em actividades nacionais tivemos a honra de poder enviar elementos em representação da A.E.P. em diversas actividades internacionais, como são os casos do Jamborette Madrid’92, com a participação de 20 escoteiros, 18th World Scout Jamboree Netherlands em 1995, com 6 escoteiros, Moot’ 2000, no México, com 2 elementos.
Mais recentemente destacamos a participação no Roverway 2003, primeiro encontro internacional deste género, realizado em Portugal, que contou com a presença de cerca de 3000 Escoteiros de todo o mundo, e no qual o Grupo n.º 19 teve a honra de ter participado pelo facto de ter planeado e organizado um dos projectos seleccionados. Desta forma foi possível dar a conhecer o nosso Município a Escoteiros vindos de vários países, e que certamente levaram uma boa imagem do que cá encontraram. Como marca deste evento, podemos contemplar a bela pintura de mural deixada por todas as equipas na parede da Piscinas Municipal de Odivelas. Em 2004, e na sequência desta actividade, os escoteiros do nosso Grupo tiveram oportunidade de visitar algumas das equipas que participaram no seu projecto, passando por Espanha, França, Bélgica e Inglaterra.
Além disso tivemos ainda duas actividades fora do país organizadas pelo grupo, Paris (1998) e Barcelona (1999).

O Serviço à Comunidade
As iniciativas de carácter social, são um dos aspectos onde temos vindo a apostar nos últimos anos, organizando Campanhas de Recolha de Sangue , Alimentos e Roupa, participando activamente nas Campanhas do Banco Alimentar contra a Fome e nos Jantares de Natal dos Sem Abrigo, e colaborando ainda nos peditórios da Abraço e da AMI.
A limpeza do Pinhal da Paiã tem sido outra iniciativa que temos vindo a realizar por diversas vezes ao longo destes anos, bem como a realização de algumas actvidades com actividades com idosos.
Além disso temos colaborado em diversas iniciativas da Câmara Municipal de Odivelas e da Junta de Freguesia da Pontinha, nomeadamente a Semana da Juventude, o Peddy Paper do Idoso, o Dia Mundial da Criança, o Dia do Ambiente, ou fazendo Guarda de Honra em algumas ocasiões especiais.

A Formação
Ao nível da formação é com orgulho que temos entre os nossos elementos, vários escoteiros que conseguiram alcançar o mais alto patamar da formação escotista, “Escoteiro da Pátria”, que é a maior honra a que o Escoteiro pode aspirar, consagrando a convicção do Ideal Escotista e uma entrega total ao serviço ao próximo.
As qualidades dos escoteiros formados por este Grupo tem sido reconhecidas pela Associação dos Escoteiros de Portugal, que tem chamado a si os serviços de vários Dirigentes que têm vindo a integrar os diversos órgãos Associativos, como é actualmente o caso da Chefia Nacional, Conselho Permanente e Conselho Jurisdicional, o que honra de sobremaneira as hastes do nosso Grupo.

Os AMIGOS
Dado pertencer a uma Associação sem fins lucrativos, o Grupo n.º 19 depende da boa vontade, não só daqueles que ao longo dos anos, voluntariamente a ele se dedicaram, mas também dos pais e amigos que sempre têm estado presentes na sua vida.
Não nos podemos esquecer o papel importante da Paróquia, que durante 37 anos nos tem acolhido nas suas instalações e do apoio que nos tem sido dado também pelo Município e Junta de Freguesia, que em muito têm contribuído para o bom desempenho da nossa função enquanto agentes educativos dos jovens. Também os pais dos Escoteiros do Grupo merecem uma palavra de apreço pelo apoio que nos têm dado e que cada vez mais têm colaborado com o Grupo.

O Grupo - Presente e Futuro
Actualmente contamos com um efectivo que ultrapassa os 50 elementos, que participam activamente nas actividades semanais que realizamos. Como tal, temos um trabalho contínuo que nos permite uma maior proximidade com os jovens que pretendemos educar. O facto de lidarmos com jovens que vêm de realidades muito diferentes possibilita a integração e o trabalho em conjunto, daqueles que provavelmente nunca o fariam noutras circunstâncias. Estamos no entanto conscientes que realizamos um trabalho que abrange um número muito maior de pessoas, que incluí, não só as famílias dos próprios escoteiros, mas também a população do Concelho e todos aqueles que de alguma forma se têm cruzado connosco ao longo de todos estes anos.

Muita coisa ficou por dizer ou relembrar, mas como se disse no inicio, estas linhas, pretendem somente ser o relato de algumas “peripécias” que se passaram no Grupo ao longo destes anos.
O Grupo que hoje somos, a harmonia de que beneficiamos, o desenvolvimento qualitativo que sofremos, representa um contacto novo de esperança em que estão empenhados todos os que pertencem a este Grupo. Trazemos todos, com as nossas experiências particulares um espírito novo a este campo concreto da educação. Poderemos não ser muitos, mas temos a força de ser unidos e é nosso objectivo caminhar melhor e ir mais além.

Sem comentários: