domingo, 1 de março de 2009

A Ordem da Coroa

Nos dias 21 a 24 de Fevereiro, a Tribo de Exploradores respondeu ao pedido de ajuda das cartas enviadas por D. João das Regras e D. Nuno Álvares Pereira e partiu para Avis, em Portalegre, com um objectivo: levar D. João, Mestre de Avis, ao trono português, derrotando os seus principais inimigos.

Assim, algures em 1383, a TEx dividiu-se em duas equipas (D. Nuno Álvares Pereira e D. João das Regras) para cumprir o seu objectivo, competindo ao mesmo tempo para acumular o maior número de pontos e coroas (dinheirinho!) possível…calma lá! Eu falei em duas equipas?! Não! Não! Eram três equipas, já que a terceira foi o STAFF composto pelos chefes e pelos guias e sub-guias que se encarregaram de organizar a actividade (tudo em segredo, claro!)



Bem, mas voltando à competição… logo no primeiro dia foi escolhido e devidamente remunerado o melhor grito de equipa, o melhor fettuccini no concurso de culinária, a melhor bolsa para as coroas e foi também tempo de derrotar o Conde Andeiro (o primeiro inimigo da lista negra do Mestre), que propôs como desafio uma gincana onde as duas equipas tiveram de cumprir os vários jogos no menor tempo possível. Neste dia, a vitória coube à equipa D. Nuno que acumulou mais coroas!


À noite, deixámos a competição de lado por algum tempo quando toda a tribo se juntou para mais uma importante cerimónia mística. Em importante porquê? Segredo de Sioux! :P
No segundo dia continuaram as actividades: a manhã foi ocupada com o jogo de vila onde, apesar de alguns desvios no caminho, as duas equipas chegaram ao fim. À tarde, foi a vez de derrotar o segundo inimigo, D. Leonor Teles, que desafiou a memória das equipas com um “jogo do Kim”. Com maior número de pontos acumulado, a equipa D. João ganhou este dia de actividade.


Mas como nem só de inimigos se fez esta actividade, e como no Domingo se comemorou o Dia do Pensamento, a TEx reuniu-se durante a tarde para ficar a conhecer melhor a história deste dia e de Baden Powell, para criar um novo grito e uma música de tribo (brevemente disponível em todas as lojas de música!) e ainda para fazer a 2ª edição do “Buzz Escotista”!

Na segunda-feira, a tribo foi até à Albufeira do Maranhão fazer canoagem. Depois de alguns “test-drive” nas canoas, remámos até encontrar uma sombra à margem do rio onde pudéssemos almoçar, regressando depois do almoço ao ponto de partida. Também a “inimiga do dia”, D. Beatriz, deu às equipas um desafio dentro de água: uma corrida de canoagem. Mas o dia não ficava completo sem o Fogo de Conselho, onde cada equipa apresentou uma peça e uma animação. Tal como na véspera, foi a equipa D. João quem venceu neste dia.

O último dia de actividade foi ganho pela equipa D. Nuno, já que venceu o desafio dado por D. João, Rei de Castela (o último inimigo), que propôs um jogo de assalto à bandeira.

Não sei se repararam, mas tivemos um empate (aliás, tivemos vários ao longo da actividade). Mesmo assim, a vitória de toda a actividade foi atribuída à equipa D. João das Regras, que acumulou mais pontos. Para terminar, toda a tribo teve o privilégio de assistir à cerimónia de coroação do Mestre de Avis (aliás, de D. João I, Rei de Portugal), perante o desespero dos inimigos castelhanos entretanto derrotados. Todos os elementos receberam ainda uma pequena recompensa depois do esforço durante estes quatro dias… O esforço foi tanto que na viagem de regresso à Pontinha não houve nem explorador, nem chefe que resistisse ao cansaço e acabámos todos a compensar as horas de sono a menos…

8 comentários:

Anónimo disse...

Xiiii! Depois destes quatro dias em Avis… valeu a pena guardar segredo durante tanto tempo, valeram a pena os conselhos de guias, valeram a pena as reuniões de guias fora sede, valeram a pena as horas a preparar a actividade… e para vocês, TEx, valeu a pena ajudar D. João? Espero que sim :P

Canhotas,
Joana M :)
EP
TEx

Anónimo disse...

claroo que valeu :D adorei a actividade e o sitio tambem :) parabéns pela organização STAFF, e venham mais assim , ahah. ADOREI
D. joão das regraaas :D

canhotas,
Catarina
GD
TEx

Anónimo disse...

Grande actividade Tex :D
Guias estão de parabens pela organização, motivação e empenho.
Restantes elementos estão de parabens pela motivação e pela garra.
J. Lima sentimos a tua falta.... pensámos em ti.... mas compreendemos a ausência e na proxima vai ser ainda melhor pois.... estarás la!!!

Valeu a pena todo o esforço....
Venha agora a proxima pq isto de serem outros a organizarem é mto bom ;D

hi hi hi

Anónimo disse...

ah....

mais uma coisita... Parabéns Rita e Ines.... ops enganei-me nos nomes.... queria dizer Inês e Rita
:ppp
hi hi hi estou a brincar.....
Parabéns às tuas por terem conseguido alcançar o objectivo definido de terminarem a 1ª etapa.... agora é o Lenço :D

Anónimo disse...

Foi uma GRANDE actividade sim senhor, e assim se pode dizer que valeu a pena ter este trabalho todo :D
MELHOR ---> Canoas, fogo conselho, noite mistica, TRIBO.
Frankinho :P ----> pessoas a falecer
Ah agora o staff quer uma actividade organizada pelos restantes :P

Ass: Filipa, PO, "Tia Ester"~

P.S.: Já agora alguém viu o meu amigo Xavier XDDD

Anónimo disse...

aaahhh esqueci-me


/|\ nhecks para todos xD

ass: catarina

Anónimo disse...

ACTIVIDADE EISPECTACULARR !! A PARTE DE SER OS RESTANTES A ORGANIZAR A PRÓXIMA É QUE É .. parva. ! xD
BEM .. keremos mais :P !!

PS : eu n olhei para o nhekes xDD

Fábio AA
Canhotas

Anónimo disse...

Bem o que eu perdi....xD é pena...por algum tempo nao vou conseguir participar nestas actividades porreiras com todos voces, mas estou sempre atenta a novos acontecimentose a novas novidades, eu estou aqui sempre a espreita!!! bjnhs e canhotas

Joana Lima

p.s- Parabens aos guias e aos chefes pela actividade!!! =)