terça-feira, 15 de maio de 2012

Jogos Tradicionais - 12 de Maio de 2012 - Paiã

No âmbito da Iniciativa “JUVENTUDE.com”, neste mês dedicado aos jovens do Concelho de Odivelas, cujo programa tem uma diversidade de actividades a decorrer em todas as freguesias, o nosso Grupo organizou um evento de Jogos Tradicionais onde os participantes foram desafiados a testar as suas capacidades e a recordar jogos que os mais velhos só recordam da sua infância, e alguns dos mais novos não conheciam

A actividade decorreu no passado sábado, dia 12 de Maio, no Pinhal da Paiã, e reuniu cerca de 70 participantes, que passaram uma manhã animada, percorrendo diversos pontos onde eram postos à prova.

No início do jogo cada participante recebeu um “Passaporte” no qual iria registar todo o seu percurso, e que só ficaria completo depois de receber o carimbo de cada prova superada. 
Passaporte

Entre os desafios, os participantes testaram a sua pontaria, no famoso “Tiro à lata”, provavam o seu equilibrio num percurso de “Andas”, percorreram um trajecto numa rápida “Corrida de Sacos”, transportaram uma batata equilibrada em cima de uma colher que levavam na boca, rebentaram balões com um alfinete que traziam à cabeça, jogaram à malha, fizeram agilmente rolar o Aro com uma gancheta, etc.
Gincana

Jogo da Malha

Andas

Tiro à lata

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de testar a sua pontaria no “Tiro com Arco”, e o seu equilíbrio numa Ponte de Cordas.
Tiro com arco

Ponte de Cordas

No final, todos sairam vencedores porque puderam levar para casa os sorrisos de uma manhã bem passada, e na memória momentos que certamente irão recordar.

No entanto, as pontuações ditaram os vencedores da saudável "competição" em cada um dos Escalões.


Numa altura em que tanto se fala de crise, é de louvar esta iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas, dedicada aos jovens do Concelho. Importa ainda destacar o papel importante que as Associações Juvenis desempenham diariamente ao serviço dos Jovens do Concelho, e que nem sempre vêm o seu trabalho reconhecido.

É com iniciativas como esta que fica demonstrado que as Associações Juvenis, entre as quais se destacam os Escoteiros, mesmo com poucos apoios e recursos, não deixam de desenvolver o seu trabalho, contra todas as adversidades dos dias que correm, assumindo o seu papel na Sociedade, além de contribuirem para formação dos seus jovens, proporcionam não só a estes, mas também à Comunidade do Concelho, actividades de grande qualidade e valor.

Aqui ficam mais algumas fotos da actividade

Ver Noticias:

1 comentário:

sandra disse...

Parabéns a quem participou e parabéns reforçados a quem ficou nos primeiros lugares de cada um dos escalões!

E agora, vão perdoar-me a "pieguice", mas uma palavrinha especial a dois elementos da nossa Alcateia: Chita e Koala, que orgulho!! Parabéns a estes bravos e valentes Lobitos!