sexta-feira, 8 de junho de 2012

Brutusball - 5ª Edição

Realizou-se no passado dia 02 de Junho de 2012  nos Jardins do Tejo, no Parque das Nações, a 5ª edição do torneio de "Brutusball", mais uma vez organizada pelos Caminheiros do nosso Grupo.

Depois de dois anos sem se realizar, e tendo em conta os vários pedidos, voltou a realizar-se esta iniciativa que já começa a ser uma tradição no calendário escotista.

Como já devem saber, o é uma modalidade desenvolvida entre escoteiros, com algumas semelhanças com o rugby, onde duas equipas se defrontam com o objectivo de colocarem a bola na baliza adversária, e tentarem evitar que a equipa contrária faça o mesmo.

É uma óptima forma de exercício físico, onde a força, velocidade e técnica são características muito importantes, mas pelo facto de ser um desporto com muito contacto físico, a lealdade e o fair play são fundamentais.

Este ano contámos com a presença de 8 equipas em representação de dez Grupos da nossa Associação de Escoteiros de Portugal (1º - Lisboa, 7 - Lisboa, 9 - Olival Basto, 11 - Odivelas, 19 - Pontinha, 78 - Benfica, 142 - Camarões, 205 - Famões, 232 - Quinta do Conde e 236 - Brandoa).

Cerca de uma centena de pessoas passou pelos Jardins do Tejo, para participar e assistir aos vários jogos do torneio. 

Desta vez não houve distinção em função da idade, e as oito equipas foram dividas em dois Grupos de quatro, jogando todas entre si, apurando-se as duas melhores de cada Grupo.

No primeiro Grupo, apuraram-se os Seven em 1º Lugar, só com vitórias, e a Equipa do Desfine em 2º, enquanto no segundo Grupo, apuraram-se os Celtas em 1º, também só com vitórias e os Velus e Vrutus em 2º.

Seguiram-se então as meias finais, em jogos muito bem disputados, nos quais os Seven derrotaram os Velus e Vrutus, e os Celtas bateram a Equipa do Desfine.

A final disputada entre os Celtas e os Seven foi bastante equilibrada, com os Celtas a levarem a melhor por 2 - 0 e a renovarem o título de campeões, nesta 5ª edição do Torneio de Brutusball.

A Classificação final ficou assim ordenada:

1º Celtas (Grupo142 - Clã) 
2º Seven (Grupo 7) 
3º Equipa do Desfine (Grupos 9,205, 236) 
4º Velus e Vrutus(78)
5º Brigada da Migalha (Grupo 19 e 232) 
6º Hunos(Grupo 142 - Tex) 
7º Higland Clan (Grupo 11) 
8º Primeiro (1º Grupo)

O Prémio da Originalidade foi entregue aos Seven, pelas suas "pinturas de guerra"...


E o Prémio da Coragem foi entregue à equipa Primeiro, que se apresentou com uma equipa formada maioritariamente por raparigas.

Os jogos foram disputados com muita animação e espírito de competição saudável,  com as equipas a serem postas à prova, mostrando a força, a coragem e a garra para saírem vencedores e no final, não interessavam os vencedores nem vencidos, sendo de salientar o convívio e o bom ambiente vivido entre todos, ficando a aguardar a edição do próximo ano.

Esta foi mais uma excelente iniciativa dos Caminheiros do nosso Grupo, que retomaram uma actividade que já começava a ser tradição, e que fazia falta para promover o convívio entre os Grupos.

Um agradecimento especial a todos aqueles que marcaram presença em mais uma edição do Brutusball, tanto aos que participaram, como aos que foram assistir.

Aqui ficam alguns vídeos dos jogos realizados:

Jogo - Seven VS Brigada da Migalha

Jogo - Primeiro VS Hunos

Jogo - Primeiro VS Celtas

Jogo - Equipa do Desfine VS Brigada da Migalha

Sem comentários: