quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Actividade de Natal no Gerês

O Natal chegou mais cedo!
Este ano, o nosso Grupo antecipou para aproveitar o fim de semana prolongado, e assim realizar uma Actividade mais longa do que habitualmente.
Tal como de costume, por este altura, o nosso Grupo organiza uma actividade que permite dar a conhecer aos seus escoteiros, novas zonas do país.

Este ano o destino escolhido foi o Parque Natural da Peneda Gerês.

Um dos principais objectivos desta actividade é divulgar as diferentes tradições e culturas de norte a sul do país e desta vez, destaca-se a parceria efectuada com a Associação Pedras Brancas que acolheu os escoteiros no seu Centro de Artesanato de Covide, onde foi feita uma apresentação de todo o processo de criação de peças de linho, desde a plantação até à confecção.
Os bordados e toalhas de linho são a base do artesanato desta zona do Gerês, onde também se podem encontrar produtos de barro, peças de tecelagem e produtos de vime e madeira.

Tanto jeitinho que eles têm... mais um bocado e já fazem camisolas de linho

Através do passeio de barco ao longo da Albufeira da Barragem da Caniçada, foi possível ficar a conhecer a bonita paisagem, que marca a parte da fronteira sul do Parque Natural da Peneda Gerês. O barco metia água e corriamos o risco de ir ao fundo, e a viagem foi ainda marcada pelo mergulho do kiko do Hamster que foi parar à água e por lá ficou... Quem sabe não o recuperemos numa próxima viagem...

Além da componente cultural, este acampamento teve também a sua componente de aventura com a realização de passeios nos cavalos Garranos, típicos desta zona do país, jogos de Paintball, Tiro com Arco e Tiro com Zarabatana.

Até parecem uns Rangers ...


A Galope. A Galope. A Galope... À CARGA!!!


É só estilo Ricardo? Ou será que também tens pontaria?

Não dá para ver, mas o tiro saíu mesmo no centro do alvo...


A noite de Domingo foi marcada pelo Fogo de Conselho que contou com as animações feitas pelas várias Divisões, e pelas peças apresentadas por cada equipa.

Não podemos também esquecer os bons momentos de convívio passados entre todos, onde se recordaram e cantaram músicas escotistas, se ensinaram coreografias ou se contaram histórias do passado.

Ainda houve tempo para cumprir aquela que já é uma tradição das actividades de natal, que é a ida à piscina, com as habituais pirâmides, lutas de "cavalo", bombas e amonas...

No final da actividade, como não poderia deixar de ser, realizou-se a habitual troca de prendas, e como é habitual, há sempre uns que ficam mais satisfeito que outros, com as prendas que lhes calharam, mas o importante mesmo é ambiente que se gera entre todos.

Nem o mau tempo, nem a chuva que marcaram presença durante quase toda a actividade, impediram que todos se divertissem e ficassem com vontade de voltar.
A habitual foto de família!

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Pois é… mais uma GRANDE actividade de Natal… e esta foi mesmo GRANDE, porque tivemos direito a 4 dias :P

Gostei muito desta actividade: do sítio (o Gerês é lindo!), das diferentes actividades que fizemos (não fomos só à piscina :D ), da minha equipa (Leoneses!), da minha divisão (TEx!!!), de ficar a conhecer um pouco mais sobre a região, do convívio, entre outras coisas.

Foi pena a chuva… mas divertimo-nos na mesma… :D

Canhotas,
Joana M.
TEx

Anónimo disse...

Pois foi concordo com a Joana...adorei a actividade foi pena foi o stress pk do teste...mas pronto divertime a mesma e o melhor de tudo...foi que tive direito a andar a cavalo,,,e a uma constipaçaosinha extra!!! xD...bjnhs e canhotas


Joana Lima

Anónimo disse...

LEONESEES :P !!
Foi uma actividade mto fixe embora um kadinho humida :|
Tirando isso divertiram-se todos e apetece sempre repetir!
Força 19 XD!

Fábio ( o calhau de leao -.- )

Rivera disse...

É verdade, foi pena a chuva... mas pronto!
Fiquei foi cá com uma dor de costas de andar a carregar o águia em cima de mim na piscina!! ai ai :)

Ah "ó Guardado, é impressão minha ou o cavalo em que eu estou está torto?" LLLOOLLL

Jerónimo disse...

Eu por mim voltava para lá JÁ!!! Mesmo com o frio e com a chuva e outras contrariedades, acabou por se conseguir fazer coisas bem fixes e ter o que é mais importante neste tipo de actividades, UM GRUPO.

Obrigado a todos que participaram, mesmo com as contrariedades que isso possa ter trazido.

Beijocas para as niñas e abraços para os niños

Anónimo disse...

Hi hi hi

óptima actividade, excelente participação e muita animação....
Qto ao tempo pelo menos deu p fazer gd parte das actividades e seg até tivemos sorte p os cavalos ;)

Ai ai ... É maravilhoso fazer parte do 19 e ter actividades assim.... com o pessoal a aproveitar!!

Venham mais actividades de 4 dias ;)