quinta-feira, 25 de outubro de 2012

JOTA - JOTI 2012 - "De que tamanho é o teu Mundo?"

Realizou-se este fim durante este fim de semana, o JOTA/JOTI 2012.

JOTA-JOTI significa Jamboree On The Air / Jamboree On The Internet, e é uma actividade escotista a nível mundial que ocorre anualmente no terceiro fim de semana do mês de Outubro.

Trata-se de um encontro “à distância” entre Escoteiros de todo o mundo, que comunicam através de Rádio e Internet.

Esta actividade surgiu em 1957, em Inglaterra, onde Escoteiros de 62 países comunicaram pela primeira vez através de estações radioamadorismo. O êxito desta actividade foi tal, que passou a ser realizada anualmente, sendo esta já a 55ª edição.

Em 1996, e tendo em conta o desenvolvimento do Escotismo na Internet, sendo este poderoso meio de comunicação entre Escoteiros, o JOTI começou a realizar-se oficialmente e em paralelo com o JOTA.

Todos os anos, a WOSM – (World Organization of the Scout Movement) define um tema que acompanha as actividades do JOTA/JOTI.

Este ano, o tema escolhido foi: “De que tamanho é o teu mundo”, numa clara alusão ao facto do Escotismo ser um Movimento que abrange cerca de 30 Milhões de Escoteiros espalhados por todo o mundo, unidos por um ideal.

A Chefia Regional organizou uma Mega Actividade que contou com a presença de cerca de 1000 Escoteiros, da nossa região, que se realizou em Oeiras e na qual o nosso Grupo não poderia deixar de estar presente.

A par das comunicações, onde esteve o nosso Chefinho Alfredo Barros, a assegurar as comunicações via rádio, e o nosso Chefinho João Vicente, a assegurar as comunicações via internet, a Chefia Regional proporcionou diversas actividades a decorrer em paralelo, de onde se destaca o Logotipo Humano da Actividade, onde escoteiros colocaram “o mundo na palma da mão”, e a Mega Aula de Zumba, ambos realizados no Jardim de Oeiras.

O fim-de-semana foi ainda marcado por diversos workshops, nos quais os Escoteiros têm a oportunidade de participar em várias actividades, como Fotografia, Surf, Percursão, Yoga, Serviço Comunitário, etc.

Esta foi uma óptima oportunidade para conviver com Escoteiros de outros Grupos, e de comunicar com Escoteiros de todo o Mundo.
De referir ainda que a música da actividade fica no ouvido, e para quem não sabe, aqui fica o refrão:

.-  --  ---  .-. / .--.  .--. 

E para o ano, já sabem ... terceiro fim de semana de Outubro, temos JOTA-JOTI.

Ver album de fotos:

Sem comentários: